¡Suscríbete a nuestro blog!

Como transformar um terraço numa sala de estar? 4 ideias

Quer transformar o seu terraço numa sala de estar, mas não sabe por onde começar? Neste artigo, gostaríamos de lhe oferecer uma série de ideias para transformar o seu terraço num novo espaço de vida, bonito e confortável.

Muitas vezes, o terraço ou a varanda são relegados para um espaço não utilizado. Acreditamos que é mais um sítio que pode desempenhar uma função muito importante na casa.

Existem diferentes formas de conceber um terraço: pode ser esse pequeno pedaço de paraíso ao ar livre, ou pode ser esse lugar convertido num espaço interior como uma extensão da sala de estar ou como uma segunda sala de estar.

Opções para transformar o seu terraço numa sala de estar

Em primeiro lugar, tem de pensar como gostaria que o seu terraço fosse transformado numa sala de estar: um espaço ao ar livre? Ou um interior com grandes janelas e muita luz?

Dependendo do clima da zona geográfica onde vive, uma ou outra opção será mais interessante. Algo que deve ter em conta é a orientação do seu terraço, se estiver virado para norte ou receber um forte impacto do vento, provavelmente será mais interessante fechar o terraço.

Por outro lado, se a sua varanda estiver virada para sul ou leste e receber boa luz, pode criar uma bonita e confortável sala de estar ao ar livre.

Mostramos-lhe várias ideias para que possa escolher a que mais lhe convém.

CTA 6 - Jardín y Terrazas

Transforme o seu terraço numa bonita e confortável sala de estar ao ar livre.

Se quiser que o seu terraço exterior tenha o aspeto e a sensação de uma sala de estar confortável, está na situação mais simples. Tudo o que tem a fazer é decorar o terraço para que pareça uma sala de estar, mas ao ar livre.

Com o mobiliário de jardim, podemos criar uma bela sala de estar de verão ao ar livre. Pode escolher entre vários estilos de mobiliário, mas não se esqueça de que este deve estar sempre preparado para o exterior.

Os materiais utilizados são:

  • Madeira: dá um estilo rústico e muito estético, mas é preciso escolher a madeira certa, porque alguns destes materiais absorvem demasiada humidade ou não resistem aos raios solares. As madeiras mais recomendadas são a teca e o cedro.
  • Vime: este é provavelmente o material mais utilizado para este tipo de mobiliário. A rotim permite a produção de mobiliário em diferentes cores. É leve e resistente, para além de ser muito fácil de limpar e manter.
  • Alumínio: é um material durável e não enferruja. Se o combinarmos com almofadas e têxteis, podemos obter mais conforto com eles.
  • Ferro: É pesado, embora permita decorações muito bonitas, que lembram o estilo do final do século XIX e oferecem um toque clássico e romântico. Há que ter em conta que tem de ser envernizado de vez em quando para evitar que enferruje.
  • Vime: se o seu terraço for coberto de alguma forma, ou se quiser colocar a sala de estar ao ar livre num alpendre, pode escolher móveis de vime, mas tem de ter cuidado para que não recebam demasiado sol ou humidade, para que não se estraguem rapidamente.
  • Plástico: muito resistente e económico, além de ser fácil de limpar e manter. Escolher móveis de plástico em cores que se destaquem ou que se harmonizem com o seu terraço pode ser uma excelente opção.

Por outro lado, para que o seu terraço se assemelhe a uma sala de estar, é interessante utilizar um pavimento de imitação hidráulica, que oferecerá um estilo muito acolhedor à sua nova área de estar ao ar livre, garantindo um pavimento antiderrapante útil para este tipo de espaço exterior.

E se gosta do aspeto da madeira, considere estes pavimentos de imitação de madeira antiderrapantes para exteriores, que darão um toque quente à sua varanda.

Extensão da sala de estar para a varanda ou terraço, com base no estilo e na estética

Outra opção poderia ser que a decoração do terraço, se este estiver localizado em frente à sala de estar, fosse semelhante e resultasse visualmente num único espaço. Isto também é fácil de fazer.

Neste caso, não estamos a criar novos espaços, mas simplesmente a integrar a varanda na sala de estar de uma forma esteticamente agradável. No entanto, se criarmos essa sensação de unidade, é provável que você e a sua família se sintam mais tentados a utilizar a varanda.

Utilize cores neutras e materiais que sejam algo semelhantes. Por exemplo: pode utilizar algum mobiliário de madeira no interior e integrá-lo com uma bonita cadeira de baloiço de vime na varanda, ou com mobiliário de exterior em madeira.

Integrar a varanda na sua sala de estar

Fechar a varanda para aumentar a sala de estar

E agora mostramos-lhe a opção mais complexa, mas da qual não se arrependerá se a fizer. Se o seu terraço ou varanda não for muito utilizável devido às condições climatéricas, ou se não tiver espaço suficiente no interior, é provavelmente do seu interesse fechar a varanda.

CTA 2 - Calculadora

Este é o momento de considerar uma renovação, em que será necessário demolir a parede que separa a varanda da sala de estar para ampliar e fechar a parte exterior com vidro. Isto permitir-lhe-á ter uma sala de estar ampla e bem iluminada.

Outra opção é simplesmente fechar a varanda com vidro, deixando a parede divisória, e se esta varanda for suficientemente grande, pode criar um estúdio agradável com muita luz.

Se tem um grande terraço, já pensou em fechá-lo para poder ver as estrelas no inverno? Parece-lhe uma loucura? Pois bem, é uma solução moderna e vanguardista e vanguardista.

Transformar um terraço numa sala de estar envidraçada

Fechar uma parte do terraço criando uma bolha de vidro, como paredes e teto, dá-nos a opção de desfrutar da vista do terraço mesmo com tempo frio.

Neste caso, pode acrescentar mobiliário de sala de estar e deitar-se à noite para observar o céu noturno. Para isso, é preciso ter em conta o clima da sua área geográfica, considerando um tipo de envidraçamento adequado ao conforto térmico.

E não se esqueça de fazer bom uso das cortinas para privacidade e proteção do sol, tanto na vertical como no convés horizontal.

Como vê, transformar o terraço numa sala de estar não é tão difícil como parece. Tem muitas opções para transformar aquela varanda exterior que parece inutilizável num local mais do que apetecível, onde pode receber visitas e sentar-se a observar a paisagem.

Leave a Comment