Ter uma saída para o exterior, mesmo que seja uma pequena varanda, tornou-se uma verdadeira joia após meses de confinamento devido à pandemia.
Por este motivo, da Paratureforma queremos mostrar-lhe ideias e soluções de decoração para pequenas varandas, para que possa desfrutar do seu pequeno oásis ao ar livre, com mais conforto e estilo!
Decoração com plantas

Quer sejam de tamanho pequeno, médio ou grande, as plantas são indispensáveis na decoração de pequenas varandas.
A sua vivacidade, naturalidade e frescura darão uma dose suplementar de alegria ao seu pequeno espaço exterior. Basta deixar que um especialista o aconselhe sobre os melhores espécimes, em função das caraterísticas específicas da sua casa, como a orientação, a luz solar, a temperatura, etc., e poderá desfrutar de plantas sempre viçosas e agradecidas, para que o seu canto exterior seja um verdadeiro jardim.
Jardim vertical

Uma das propostas mais trendy para decorar pequenas varandas com plantas é a instalação de um jardim vertical.
A ideia dos jardins verticais teve origem em Patrick Blanc, um famoso botânico francês que se propôs a acrescentar estas paredes vegetais únicas em áreas densamente urbanizadas, a fim de tornar as cidades mais amigas do ambiente e das pessoas. Em 1988, concebeu o seu primeiro jardim vertical na Cité des Sciences et de l’Industrie em Paris, tornando-se o primeiro de uma proposta vegetal que está constantemente a crescer e a ser implementada em pequenos e grandes formatos em todo o mundo.
Por isso, se está a organizar a decoração da sua pequena varanda, quer acrescentar plantas mas não tem espaço, opte por jardins verticais!
Para isso, pode utilizar diferentes recursos vegetais, naturais, artificiais, uma combinação de ambos, ou conservados, e dispô-los de diferentes formas: em prateleiras fixadas à parede, em estruturas de madeira, utilizando paletes recicladas, ou simplesmente fixando os painéis verdes artificiais a uma estrutura metálica para cobrir toda uma parede, uma óptima opção se quiser desfrutar de um manto verde na sua varanda, mas as condições climatéricas não lhe permitem utilizar plantas naturais.
Uma pequena estufa
Para além das propostas tradicionais de utilização de plantas na decoração de pequenas varandas, como floreiras em diferentes formatos para o chão ou estruturas que se prendem ao gradeamento, podemos criar uma estufa original, instalando um pequeno móvel que servirá de suporte para as diferentes plantas.
Podemos cultivar uma grande variedade de espécies, como orquídeas, suculentas e suculentas, plantas aromáticas ou cactos, entre muitas outras opções, transformando uma ideia decorativa num verdadeiro hobby.
Pavimento exterior moderno

Substituir o pavimento antigo por um novo para criar uma bonita decoração de varanda pequena pode ajudá-lo a transformar radicalmente o espaço.
De Paratureforma recomendamos que opte por um tipo de pavimento porcelânico com um sistema antiderrapante, ideal para instalação em espaços exteriores.
Encontrará pavimentos numa grande variedade de acabamentos e texturas que imitam a madeira, o cimento, a pedra, a ardósia, etc. Estes pavimentos exteriores são especialmente concebidos para serem utilizados em terraços e jardins, pelo que lhe darão um resultado extraordinário.
E se quiser dar um toque mais fresco e natural à sua varanda ou mini-terraço, deixe-se seduzir pela relva artificial de alta qualidade! Desfrutará de um um piso macio e suave muito agradável para um espaço deste género.
Alcatifas de vinil
Acrescente calor à decoração da sua pequena varanda com um tapete de vinil, especialmente se estiver a pensar em criar uma pequena área de estar ou de relaxamento.
A sua composição permite-lhe colocar algumas destas peças ao ar livre, sem ter de se preocupar com a sua deterioração.
Encontrará modelos monocromáticos, com estampados e padrões arrojados, estilo étnico… Qual escolherá?
Como criar um pequeno espaço de relaxamento

Um pouco de chill out no seu terraço ou varanda, que se tornará o seu lugar preferido em casa!
Pode desenhá-lo à medida ou comprar os assentos e as mesas separadamente.
Para que a composição se adapte perfeitamente ao espaço que tem disponível, terá de medir a superfície da varanda e desenhar um pequeno plano para saber se pode colocar um pequeno banco ou um sofá de dois lugares, acrescentar algumas poltronas e uma mesa de apoio baixa.
Se for uma pessoa astuta, pode utilizar paletes recicladas para criar a estrutura e adicionar almofadas para tornar o sentar mais confortável, combinando diferentes tipos de tecidos para tornar o espaço realmente encantador.
Canto do pequeno-almoço ou do almoço

Se preferir comer ou fazer refeições ao ar livre, pode colocar uma pequena mesa com algumas cadeiras ou optar por um bar que se prenda ao gradeamento, para que possa aproveitar ao máximo o espaço disponível na sua varanda ou terraço.
Em todo o caso, se o seu espaço exterior for pequeno, recomendamos que escolha mobiliário leve, para que a área não fique demasiado desordenada e possa movimentar-se confortavelmente no espaço.
Iluminação decorativa

Pensar cuidadosamente no tipo de iluminação que pretende para a decoração da sua pequena varanda será a chave para criar um ambiente mais agradável e acolhedor.
As tiras de lâmpadas são uma óptima forma de iluminar as noites de verão (ou de inverno) e de dar um toque especial à sua varanda.
Se preferir, também pode colocar candeeiros de pé e de mesa, mas certifique-se de que são adequados para utilização no exterior e, se não tiver tomadas no terraço, escolha modelos com carregamento solar ou por bateria que possam ser facilmente ligados a um USB, para que possa deslocar facilmente as luzes para o canto de que necessita.
O poder dos acessórios e complementos decorativos

Mesmo que o espaço seja pequeno, não se esqueça de colocar alguns acessórios decorativos, tais como velas, tochas de exterior, lanternas e vasos, e acessórios têxteis para decorar a sua área de relaxamento ou de estar de verão.
Pode facilmente, e em pequenos detalhes, decorar o seu oásis exterior com estilo e personalidade.
Dicas Paratureforma para a decoração de varandas pequenas

- O mobiliário feito de fibras naturais, como a rotim ou o vime, é perfeito para a conceção de espaços exteriores minimalistas, uma vez que é leve, quente e muito confortável.
- Se for necessário, especialmente no verão, pode acrescentar um toldo ou uma cobertura para evitar que o sol brilhe demasiado nos meses mais quentes do ano.
- Se o seu terraço for pequeno, opte por mobiliário dobrável que possa ser guardado quando não estiver a ser utilizado, como uma mesa quadrada para refeições ou pequeno-almoço e cadeiras.