O suportes para guarda-sóis são elementos indispensáveis para desfrutar do seu jardim ou terraço em qualquer altura do ano. Com efeito, asseguram a estabilidade desta peça de mobiliário em tempo de vento e proporcionam uma boa sombra.
Mas, que tipos de pés de guarda-sol existem e como escolher o mais adequado para si? Estas são algumas das questões a que vamos responder neste artigo do ParaTuReforma, não perca!
Jardim: um espaço de lazer
O jardim é, sem dúvida, o espaço preferido de quem tem uma casa. Aliás, se também tem um, temos a certeza de que concordará connosco. Desfrutar do ar livre e de um pedacinho da natureza sem ter de sair de casa é sinónimo de vida.
Além disso, nos jardins não só é possível apanhar banhos de sol, relaxar com alguma leitura ou dar um mergulho na piscina. Tem também a possibilidade de realizar encontros com a família e amigos à volta do barbecue.
No entanto, para poder fazer tudo isto, é necessário criar algumas zonas de sombra. Em muitos casos, a única forma de o conseguir é através de guarda-chuvas de jardim fixados com bases pesadas para resistir ao vento.

Guarda-chuvas de jardim: uma solução para todo o ano
Pode pensar que o jardim é só para o verão.. Se assim for, está enganado. Se o decorar de acordo com as últimas tendências em matéria de paisagismo, pode ter a certeza de que terá vontade de o utilizar durante todo o ano.
Neste sentido, um guarda-sol de exterior pode não só protegê-lo dos raios solares. Pode também protegê-lo da chuva, se for feito de tecidos impermeáveis. Assim, oferece-lhe a possibilidade de tirar o máximo partido do seu jardim em qualquer situação.
Que pés de guarda-sol escolher?
A escolha do suporte do guarda-sol é condicionada por vários factores. Em primeiro lugar, existe uma regra normalizada relativamente ao seu peso. Mais concretamente, esta estipula que este elemento deve pesar 1 kg por cada 10 cm de diâmetro do guarda-sol.
O que é que isto significa? Bem, se, por exemplo, o seu guarda-sol tiver um diâmetro de 2 metros, o peso adequado para o pé seria de 20 kg. No entanto, esta é uma regra geral. Se vive numa zona ventosa, é aconselhável optar por um modelo mais pesado. A sua segurança e a dos seus familiares depende disso, não se esqueça!
O tipo de guarda-chuva
Existem dois tipos de guarda-sóis no mercado. Cada um deles requer um tipo de base diferente. Vejamos quais são:
- Guarda-sol com vara central. Este é o guarda-sol tradicional. Aqui, a vara é colocada no meio do guarda-sol. Neste caso, é preferível optar por pés redondos que, devido às suas dimensões, podem ser colocados debaixo de mesas ou de outros móveis semelhantes.
- Guarda-sol excêntrico. É o mais moderno e original. Caracteriza-se por ter uma haste que não se encontra debaixo do guarda-sol, o que favorece uma maior quantidade de sombra. Recomenda-se optar por bases constituídas por placas e contrapesos.
Recarregável ou convencional?
Os suportes de guarda-chuvas recarregáveis tornaram a vida mais confortável para milhares de utilizadores. Concretamente, têm um orifício através do qual pode ser introduzida uma certa quantidade de água ou areia, consoante o peso exigido pela base.
Também tem a possibilidade de remover o líquido ou a areia para reduzir o peso da base do guarda-sol. Isto facilita muito o transporte e a arrumação quando já não é necessário.
Os suportes de guarda-sol convencionais, por outro lado, têm um peso fixo. São, por isso, mais adequados para jardins onde o guarda-sol ficará no mesmo sítio durante todo o ano.
Material de fabrico
No caso de optar por um suporte de guarda-sol recarregável, o material utilizado para o fabricar será sempre o plástico ABS ou semelhante. É muito resistente às intempéries e tem um peso bastante reduzido.
No entanto, se preferir um modelo convencional, o leque de opções aumenta consideravelmente:
- Cimento. Uma das opções mais aconselháveis devido ao seu baixo preço e grande resistência. Este material pode ser limpo com um simples pano húmido e resiste perfeitamente à humidade e ao vento. Também pode ser revestido com madeira para lhe dar maior beleza estética.
- Aço inoxidável. Como o seu nome indica, é imune à corrosão e, por conseguinte, muito resistente às condições exteriores. Pode ser limpo sem utilizar produtos abrasivos. A sua única desvantagem é que aquece muito quando está em contacto direto com o sol.
- Ferro forjado. Um material muito pesado e resistente. No entanto, deve ser coberto com um vedante para evitar que a chuva provoque a corrosão. Qualquer dano deve ser reparado o mais rapidamente possível.
Estabilidade e estilo
Com tudo isto em mente, pode ter a certeza de que escolherá o suporte de guarda-sol certo para si em termos de funcionalidade. De facto, garantirá estabilidade, independentemente do vento que se faça sentir.
No entanto, terá de escolher com base em critérios estéticos. Neste sentido, procure que a base tenha um acabamento estético que combine com o guarda-sol e com o resto do mobiliário de jardim. Se seguir esta máxima, terá a certeza de que acertará.
Variedade de pés de guarda-sol
Isto é tudo o que precisa de saber para comprar os melhores guarda-sóis para o seu jardim. Por isso, nesta altura, basta consultar o catálogo da ParaTuReforma. Aí descobrirá uma grande variedade de modelos capazes de satisfazer todas as suas necessidades em termos de estilo e funcionalidade. E, se não for esse o caso ou se tiver dúvidas, contacte o nosso serviço de apoio ao cliente e aconselhá-lo-emos em tudo o que precisar!