Os espaços exteriores da sua casatal como qualquer outra divisão, têm necessidades específicas em termos de iluminação. Especialmente se quiser passar neles as noites quentes de verão. É por isso que nós, no ParaTuReforma, decidimos dedicar este artigo a explicar como escolher os melhores candeeiros de jardim para si.
Iluminação de jardim
Antes de começar a procurar luzes de jardim, há algumas coisas que tem de saber. Em primeiro lugar, o tamanho do seu jardim, que determinará o número de luzes de que necessita. Além disso, é necessário combinar a decoração com a iluminação e vice-versa. Para isso, o melhor é elaborar um projeto à medida.
Neste projeto, deve ser claro sobre as diferentes áreas que compõem o seu jardim. Especificamente, estamos a falar de:
- Zonas de acesso. Ou seja, os pontos de entrada para o seu jardim, tanto do interior como do exterior. Neste caso, os candeeiros de teto e os candeeiros de parede são as opções mais interessantes.
- Zonas de passagem. Obviamente, será necessário marcar um certo número de caminhos por onde as pessoas possam caminhar sem pisar o relvado natural ou artificial. Como estes podem ser difíceis de encontrar à noite, o ideal é colocar luzes no chão para orientar as pessoas para os outros locais-chave.
- Áreas de reunião. Estamos a falar, por exemplo, de zonas de relaxamento, de zonas de refeições ao ar livre ou do alpendre da casa. Os candeeiros de parede e os candeeiros suspensos ou suspensos são as melhores opções.
- Áreas de trabalho. Estamos a referir-nos à área onde se encontra a churrasqueira ou a garagem do carro. Estas são as lâmpadas que ficarão acesas durante mais tempo, por isso opte por candeeiros de parede e de teto energeticamente eficientes. Algumas delas devem ser direcionais para focar áreas específicas quando necessário.
Por outro lado, não se esqueça de colocar estacas luminosas ou pequenos projectores para realçar fontes, esculturas ou árvores especiais no seu jardim.
Como iluminar a piscina?
A piscina do seu jardim merece uma menção especial. Por esta razão, dedicámos-lhe um espaço separado. Aconselhamos a colocação de postes de iluminação à sua volta para uma iluminação geral do espaço. Pode também colocar candeeiros de pé portáteis junto aos cantos de coroamento, cuja localização pode ser alterada de acordo com as suas necessidades.
Além disso, se construiu uma piscina enterrada, deveria ter tido em conta a sua iluminação interior. Mas se não o fez, não há problema. Existem aparelhos de iluminação submersíveis que lhe permitirão dirigir a luz para o fundo sem qualquer dificuldade.
Candeeiros de jardim
Anteriormente, referimo-nos a alguns tipos de candeeiros de jardim. No entanto, aqui queremos analisar mais de perto estes modelos para que saiba exatamente o que queremos dizer:
- Balizas. Destinam-se a iluminar os caminhos do seu jardim e a assinalar determinadas zonas. Têm a forma de um poste que se eleva a cerca de 20-30 centímetros do solo.
- Projectores embutidos. São uma boa alternativa aos pilaretes porque são cravados no solo de modo a ficarem nivelados com o solo. Só são recomendados quando os caminhos não estão rodeados de flores e plantas que os possam cobrir.
- Candeeiros de parede. Trata-se de luminárias de jardim que são colocadas em grades ou paredes de alpendres. Em muitos casos, a sua luz pode ser direcionada para pontos específicos.
- Candeeiros de teto. São concebidas para tectos. São coladas à superfície do teto, pelo que passam despercebidas.
- Candeeiros de rua. São ideais para a iluminação geral, uma vez que o candeeiro é colocado a uma altura considerável. Para além disso, o design da sua estrutura pode estar em harmonia com o resto da decoração.
- Grinaldas. Aqui referimo-nos a conjuntos de luzes ligadas por um cabo. Normalmente, criam uma sensação de calor no espaço e são também utilizadas para iluminação geral.
- Focos de luz. Ao contrário das grinaldas, estes elementos são concebidos para chamar a atenção para um ponto específico que se pretende realçar. É o caso, por exemplo, de uma árvore, de uma fonte ou de uma planta com flores.
Vantagens dos candeeiros de jardim
Atualmente, quase todas as luminárias de jardim utilizam LEDs. Estas lâmpadas caracterizam-se principalmente pelo seu baixo consumo de energia e longa vida útil. De facto, em muitos casos, têm uma vida útil de mais de 50 000 horas de utilização.
Além disso, todos eles têm certificação de resistência à água e ao pó (IP) para garantir que podem ser utilizados em segurança no exterior. Assim, se chover, nevar ou congelar no inverno, não terá de se preocupar em removê-los.
Por outro lado, também podem ser acompanhados de sensores de movimento, programadores e temporizadores. Isto permitir-lhe-á otimizar o seu funcionamento para que só se liguem quando for realmente necessário. Podem até ser equipados com painéis solares para que não tenham qualquer efeito na sua fatura de eletricidade.
Descubra as nossas lâmpadas
Na ParaTuReforma gostaríamos de lhe apresentar a nossa coleção de candeeiros de jardim. Aqui pode comprar qualquer um dos tipos de luzes que mencionámos acima. Além disso, com as máximas garantias de qualidade e segurança.
Eficiência energética, estética e funcionalidade
Sem dúvida, estes são os outros três aspectos que devem condicionar a sua compra de luzes de jardim. Atualmente, graças à tecnologia LED e à utilização de painéis solares, estas luminárias são muito eficientes do ponto de vista energético.
Por outro lado, na hora de escolher, é preciso procurar um equilíbrio entre a estética e a funcionalidade da luminária. Lembre-se que, por muito bonita que seja e por muito bem que se enquadre na decoração do seu jardim, se não for prática, acabará por descartá-la.
Siga estas dicas que acabámos de lhe dar e pode ter a certeza de que acabará por escolher os melhores candeeiros de jardim para a sua casa. Naturalmente, se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar-nos. Ajudá-lo-emos a desfrutar de noites mágicas no seu ambiente exterior quando o bom tempo chegar.