A decoração do terraço num sótão é, seguramente, a reforma mais emocionante que podemos fazer numa casa. Se é proprietário de um destes pequenos paraísos, parabéns, mas achamos que não o deve desperdiçar. E o facto é que, em geral, estamos a falar de espaços que costumam ser pequenos ou isolados, mas a sua utilidade é imensa e é isso que lhe vamos demonstrar a seguir.
A partir daqui, pode desfrutar de vistas imbatíveis, apanhar sol, ler um livro, relaxar ou, a melhor parte? Pode fazer tudo ao mesmo tempo. Se a sua ideia é desfrutar em companhia, vá em frente, prepare um aperitivo, um jantar ou, porque não? Uma pequena festa com os amigos sem fazer muito barulho. Em todo o caso, a decoração do seu terraço no sótão vai ser fundamental para qualquer finalidade, e nós vamos ajudá-lo com isso.
Que elementos deve incluir na decoração do seu terraço no sótão?
A decoração de um terraço no sótão depende diretamente dos elementos que decidir incluir no mesmo. Realisticamente, nada é obrigatório neste pequeno – ou grande – recanto ao ar livre, mas, honestamente, há algumas coisas que não pode esquecer neste espaço dedicado exclusivamente à sua diversão, à da sua família e à dos visitantes que têm a sorte de entrar sorrateiramente.
Vegetação
A vegetação é uma parte da decoração que nunca é demais. É sempre bom acrescentar plantas e ainda mais quando estamos a falar de uma sala exterior. Não estamos a pedir-lhe que transforme o terraço do seu sótão na Amazónia, mas não usar a natureza aqui é como ter uma piscina vazia.
Madeira
Continuando com o aspeto natural que é sempre desejável num jardim ou terraço, a madeira também deve ter um certo destaque. Dependerá de ter ou não um pequeno telhado para a proteger das intempéries, mas pode comprar produtos que livram o seu mobiliário de todos os males após uma tarde de bricolage.

Espaço para sol e sombra
Uma pérgola, um toldo, um guarda-sol, não importa como, mas reserve um espaço para a sombra no seu terraço do sótão. Se puder ser dobrável, tanto melhor, para que, independentemente do espaço de que disponha, possa sempre desfrutar do sol e da sombra a seu gosto.
Um abrigo para a sua privacidade
A decoração do seu terraço no sótão também pode servir para fins práticos. Uma treliça ou uma pequena sebe podem mantê-lo afastado dos olhares indiscretos dos vizinhos e ajudá-lo a manter a sua privacidade. Apanhar sol em biquíni ou em fato de banho é um prazer essencial nestes espaços e, em geral, é mais confortável com algum abrigo.
Redes de descanso
As redes de descanso são aquele elemento que ninguém pode recusar num terraço. Digamos que é totalmente opcional, mas quem resiste a deitar-se, ler um livro, tomar um cocktail ou desfrutar do ar fresco sem sair de casa numa cama de rede? Claro que não deixam de ser um elemento decorativo, há que escolher as que se enquadram no resto dos elementos!

Mesa e cadeiras
Que tal tomar o pequeno-almoço no terraço da cobertura, ou prefere beber um refrigerante ou uma cerveja enquanto observa o pôr do sol? Seja qual for o seu momento preferido, será sempre mais confortável se tiver algumas cadeiras e uma mesa no seu terraço do sótão. E se puderem ser de madeira, tanto melhor, claro!
Ideias de decoração para o seu terraço no sótão
Agora que já conhece todos os elementos que não podem faltar no seu terraço no sótão, vamos concentrar-nos na sua decoração. Concordamos que não é uma sala de estar ou uma sala de jantar, e é por isso que vamos recorrer a diferentes opções decorativas, mas isso não significa que não mereça o melhor da sua atenção.
Tem espaço? Opte por um pequeno conjunto de sofás de jardim
Não queríamos incluí-los nos artigos obrigatórios para o seu terraço no sótão para não exagerar – e para não morrer de inveja – mas não conseguimos resistir: se tem espaço para um conjunto de sofás, não perca a oportunidade de os incluir. Claro que corre o risco de deslocar toda a sua sala de estar para este espaço.
A relva artificial, um recurso muito útil
Vemo-lo nos jardins e à volta das piscinas, mas o terraço do sótão também é um local ideal para a relva artificial. A natureza está tão bem adaptada aqui que não faz mal nenhum estragá-la com um tapete verde que não requer cuidados nem ferramentas e que só consome água por uma questão de higiene.
Não se esqueça da iluminação para aproveitar ao máximo os serões.
Estamos provavelmente a falar do local onde viverá as noites mais mágicas da sua vida. O terraço do seu sótão é um dos locais onde melhor pode contemplar as estrelas e a lua, e tirar partido desta boa sorte é uma verdadeira responsabilidade. Encontre uma luz quente que o acompanhe nestes momentos e desfrute do verão sem sair de casa.
Brincar com o ambiente, um oásis numa cidade do interior?
O terraço da sua penthouse está situado entre grandes edifícios e enormes massas de betão? Desafie a paisagem, acrescentando-lhe o máximo de natureza possível. Já falámos de legumes e madeira, mas não se esqueça da água – nas quantidades certas – com uma pequena fonte ou um mini-lago artificial, por exemplo, e use pedra em todos os cantos que puder de uma forma harmoniosa.
Tapetes, a grande aposta na decoração do terraço do sótão
Um tapete numa sala exterior? Sim, está a ler bem. Os tapetes simples, em tons claros e, acima de tudo, feitos de tecidos naturais, estão a ganhar protagonismo nestes espaços. Se quer estar na moda e viver permanentemente na capa de uma revista de decoração, esta é a sua oportunidade.
Combina plantas perenes com vegetação sazonal
Voltamos – mais uma vez – às plantas. São tão lúdicas que não conseguimos parar de as imaginar, e cada vez temos uma nova ideia. É extremamente importante que tenha plantas que possam ser mantidas durante todo o ano – e durante muitos anos -, elas serão a marca do seu terraço, mas combine-as com flores sazonais para que possa fazer mudanças sem afetar o seu curso natural.
Já ouvimos falar de uma horta urbana?
Se tem um terraço no sótão, tem um tesouro. As hortas urbanas tornaram-se parte da decoração de inúmeros espaços exteriores privados, embora, claro, não seja esse o seu objetivo principal. Mas se pode alimentar-se e decorar uma divisão ao mesmo tempo, e se é bom, bonito e barato, como pode recusar?
Se houver a mais pequena possibilidade de instalar uma piscina, aproveite-a!
Achamos esta ideia um pouco perigosa, mas confiamos no seu discernimento e responsabilidade. Se tiver espaço suficiente, se alguém qualificado certificar que é fisicamente possível e se tiver as autorizações necessárias, o que o impede de coroar o seu terraço no sótão com uma pequena piscina? Sempre que possível, deve ser obrigatório!
Qualquer coisa serve como assento
Deixe a sua imaginação correr solta e deixe-a ficar em qualquer lugar. O melhor da decoração de espaços exteriores é a grande oportunidade de reciclagem. Uma bobina de madeira, um pneu, uma caixa… Não importa! Dê-lhe um toque personalizado e torne-o parte da decoração do seu terraço no sótão.
Diferentes atmosferas para entrar no TOP da decoração em terraços no sótão.
Finalmente, se quiser atingir o nível máximo e não se importar que as suas visitas não saiam de casa nem com água a ferver, experimente isto: crie diferentes ambientes ou diferentes espaços, como a zona de banhos de sol, a zona de refeições e a zona de cocktails com música de fundo ao mais puro estilo chill out em qualquer ilha de sonho. Não importa quais os espaços que decidir criar, o importante é que o faça e que os desfrute acima de tudo.
Como conseguir uma decoração excecional para o terraço do sótão
A decoração do terraço num sótão é provavelmente a mais livre, permissiva e até caótica de qualquer casa – que usufrua deste espaço, claro -. Para obter um resultado imbatível, basta deitar fora todos os limites imaginativos que conseguir encontrar. Infelizmente, os limites físicos e legais não podem ser ultrapassados, mas se dispõe deste espaço, basta aproveitá-lo ao máximo.
É claro que, para obter um ótimo resultado na decoração do seu terraço no sótão, pode criar vários ambientes ou manter a mesma linha em todo o espaço, mas por mais caótico que seja, tente certificar-se de que as diferentes áreas estão bem diferenciadas estética e visualmente. Quanto ao resto, não podemos dar-lhe muitos conselhos para além do facto de que deve aproveitar o máximo possível e um pouco mais.