Existem muitos produtos diferentes para a impermeabilização de piscinas, mas vamos tentar agrupá-los de acordo com as diferentes soluções disponíveis no mercado. Neste contexto, a impermeabilização de piscinas é entendida como uma barreira que impede o fluxo de água de passar do interior para o exterior da piscina.
Podemos encontrar estas soluções construtivas para a impermeabilização da piscina, que agrupamos em três, mas que por sua vez, a última, dividiremos em duas:
- Folhas de geotêxtil impermeáveis. São películas elásticas impermeáveis com uma óptima aderência às superfícies e uma espessura muito reduzida. São placas multicamadas muito fiáveis. São utilizadas tanto no pavimento como na parede da piscina e a sua instalação é simples, sem necessidade de pessoal nem de maquinaria especializada.
- Membranas pré-formadas. Consistem na sobreposição de uma membrana estanque e contínua sobre toda a superfície da piscina, fabricada em PVC. As juntas destas folhas são seladas a quente.
- Membranas líquidas de impermeabilização. Trata-se de membranas líquidas de uma certa consistência, aderidas tanto ao pavimento como à parede. Podem ser cimentícias, que é a solução mais habitual, de poliuretano, de poliureia, etc…
Quais são as caraterísticas de cada solução?
As folhas de geotêxtil são aderidas ao substrato, têm um grande número de sobreposições e podem mesmo ser colocadas sobre o substrato antigo. A sua instalação é rápida e fácil.
As membranas de PVC pré-formadas não estão aderidas ao substrato, têm um grande número de sobreposições e requerem pessoal qualificado para a instalação.
As membranas líquidas são 100% aderentes ao suporte, não têm sobreposições nem circulação possível entre camadas, e a sua instalação é muito diversificada, consoante a solução escolhida, que descreveremos a seguir.
Algum destes sistemas é suficiente para tornar definitiva a impermeabilização das piscinas?
Na maioria dos casos, um dos sistemas acima referidos não é suficiente. Vários factores devem ser tidos em conta de antemão, em função do estado da piscina de betão armado. Devemos prestar atenção a:
- Juntas interiores e exteriores existentes. Os mástiques de poliuretano são normalmente utilizados para as juntas no exterior e as juntas hidro-expansivas no interior.
- Juntas entre o pavimento e a parede da piscina. Podem utilizar-se placas elásticas ou argamassas impermeáveis, deixando a junta reta ou meia-volta em função do acabamento final da piscina. Atualmente, os fabricantes de cerâmica dispõem de meias-juntas com os mesmos acabamentos que o pavimento e/ou revestimento, que melhoram o aspeto estético e funcional para a limpeza e manutenção da piscina.
- Defeitos no próprio betão, tanto em pavimentos como em paredes. Para este tipo de reparação são utilizadas argamassas específicas, especialmente aditivadas para esta função.
- Os elementos de passagem para a purificação da água, que atravessam frequentemente a laje de betão, são um ponto de importância vital. As colas à base de poliuretano são frequentemente utilizadas para estes pontos especiais.
Sistemas de impermeabilização de piscinas
- Sistema de impermeabilização de piscinas com produtos cimentícios
- Sistema de impermeabilização de piscinas com tinta de borracha à base de cloro
- Sistema de impermeabilização de piscinas com película geotêxtil
- Sistema de impermeabilização de piscinas com membrana polimérica
Sistema de impermeabilização de piscinas com produtos cimentícios
Os sistemas mais utilizados são, sem dúvida, as soluções cimentícias, com acabamento final em porcelana ou azulejo extrudido, ou com gresite. Para este tipo de solução, são utilizadas argamassas elásticas especialmente aditivadas, que podem variar consoante o tipo de água, seja ela clorada ou salgada.

Apesar de existirem vários fabricantes com sistemas semelhantes, vamos indicar os sistemas DryPool do Grupo Puma para impermeabilização de piscinas, que consideramos serem dos melhores do mercado. Trata-se de um sistema de impermeabilização e revestimento de piscinas, composto por uma argamassa estanque, um cimento cola especialmente formulado para aplicação em piscinas e uma argamassa de rejuntamento. Com este sistema, garantimos um acabamento estanque e duradouro para a nossa piscina.
O que é que o sistema de impermeabilização cimentício nos oferece?
Impermeabilização segura para:
- Para evitar as fugas de água que nos obrigam a encher continuamente a piscina e, eventualmente, a levantar o liner e a impermeabilizá-lo de novo.
- Manutenção correta da piscina graças a uma boa impermeabilização e à utilização de materiais adequados ao contacto contínuo com a água e os agentes químicos utilizados para a sua manutenção.
- Acabamentos duradouros com tratamento anti-mofo e adesivos de alto desempenho.
- Materiais compatíveis. Enquanto sistema, todos os materiais são compatíveis entre si e mantêm a coerência das suas propriedades de aderência e de deformabilidade.
Aspectos a ter em conta
A instalação de ladrilhos cerâmicos em piscinas deve garantir a resistência à pressão permanente da água. A estanquidade do revestimento da piscina deve ser assegurada antes da colagem dos ladrilhos.
- O grau de absorção da peça a instalar é um fator fundamental na escolha do adesivo.
- As peças que vamos instalar estarão em contacto permanente com a água e com os agentes químicos utilizados para a sua manutenção.
- As peças cerâmicas suportam as altas pressões produzidas pela água da piscina, bem como as pressões negativas quando a piscina é esvaziada para manutenção.
- Em algumas zonas, o contacto com a humidade e o ar favorece o desenvolvimento de fungos e bactérias nas juntas, o que deve ser evitado, na medida do possível, através da utilização de um material de rejuntamento adequado.

Dentro deste tipo de sistema, podemos dividi-los em dois:
-
Sistema DryPool semi-flexível.
- Impermeabilização: Mordemdry SF Plus para garantir a estanquidade da piscina.
- Revestimento: Porcelanato profissional Pegoland C2TE. Ideal para a colocação de gresite e porcelanato em piscinas.
- Rejuntamento: Pegoland Professional Joint é hidrófugo, minimiza a eflorescência, é resistente a fungos, algas e álcalis.
-
Sistema flexível DryPool.
- Impermeabilização: Morcemdry F é muito flexível, resistente às pressões positivas e negativas para garantir a estanquidade da piscina.
- Revestimento: Pegoland Professional Flex C2TES1. Deformável, ideal para a colocação de gresite e porcelanato.
- Rejuntamento: Morcemcolor Epoxy, com elevada resistência química e mecânica, ideal para juntas de piscinas com eletrólise de sal ou tratamento de água do mar.
Com este tipo de solução, não há limites de construção e permite um número infinito de opções que com outros sistemas custariam muito mais e não teriam o resultado final elegante e seguro que se obtém com um acabamento cerâmico. Neste ponto, destacamos a infinidade de peças específicas para cada encontro construtivo, como escocias interiores e exteriores, cantoneiras, meias-voltas… bem como a mais vasta gama de acabamentos de superfície, com imitações de cimento, pedra, madeira, ardósia, mármore…

Este tipo de solução não se trata apenas de impermeabilizar piscinas, mas sim de uma solução integral com todas as possibilidades de construção que o mercado oferece. Devido à nossa especialização neste tipo de acabamentos, é, sem dúvida, o sistema que recomendamos aos nossos clientes.
Entre os fabricantes que consideramos serem os melhores neste tipo de produtos, encontramos Cerámica Mayor y Rosa Gres com quem trabalhamos há muitos anos e com quem temos um conhecimento profundo de todo o seu catálogo.
Aqui pode encontrar algumas ideias decorativas para criar pequenas piscinas encantadoras que também o podem ajudar.
Dependendo do tipo de água da piscina, é muito importante rejuntar as peças instaladas, sejam elas cerâmicas ou de gresite, pois é a argamassa que estará em contacto contínuo com a água e com os agentes químicos utilizados para desinfetar a água da piscina e, por isso, é a argamassa que sofrerá maior deterioração ao longo do tempo.
Sistema de impermeabilização de piscinas em borracha
Outra opção mais económica é substituir o acabamento em cerâmica ou gresite por uma tinta impermeabilizante. Este tipo de tinta é especificamente uma tinta de borracha à base de água. São muito resistentes à água doce, à água salgada e aos produtos químicos de limpeza da piscina.

Pode ser aplicado tanto no interior como no exterior, para aplicação em paredes e pavimentos de piscinas de betão e cimento, em superfícies novas ou previamente pintadas.
A aplicação pode ser feita com pincel, rolo, pistola ou pistola airless, após agitação do produto e diluição, seguindo sempre as práticas normais de uma boa pintura.
Sistema de impermeabilização de piscinas com película geotêxtil
As utilizações das membranas de impermeabilização são muito variadas, graças à sua composição central de uma membrana impermeável construída com camadas de película plástica (EVAC) e velo não tecido de fibras de poliéster, juntamente com polipropileno de cada lado.
Devemos salientar que esta é a solução de impermeabilização mais vantajosa quando se trata de renovar a impermeabilização, uma vez que a membrana de impermeabilização pode ser instalada sobre o pavimento atual, colocando o novo revestimento cerâmico sobre a membrana com uma fina camada de cimento cola.

Este tipo de membrana colmata pequenas fissuras, absorve tensões na junção entre o revestimento e o substrato e reduz patologias como a descamação e a carbonatação, ajudando assim a garantir a integridade das piscinas. Uma das suas principais vantagens em relação à concorrência seria a facilidade de instalação (uma vez que só uma pessoa o pode fazer) e a durabilidade da impermeabilização. É também de salientar que as piscinas podem ser impermeabilizadas sobre gresite antigo.
As fugas na piscina são frequentemente a razão mais comum para considerar a impermeabilização de uma piscina, uma vez que são muito difíceis de encontrar e reparar.

Um dos pontos mais importantes a ter em conta é que há anos que está provado que as piscinas de betão sofrem de fissuras e microfissuras devido ao envelhecimento da estrutura, à erosão ou a pequenos movimentos do solo. A maior parte destas pequenas fissuras não constituem um problema para a estrutura, mas têm uma grande influência sobre a estanquidade e a impermeabilidade da piscina.
Outro dos principais problemas de estanquidade das piscinas ocorre entre a estrutura principal e os principais acessórios como o skimmer, tubagens, projectores, bicos ou ralos. Isto acontece porque as juntas entre eles não são estanques ou são feitas de materiais impermeabilizantes com uma vida útil curta.

Recomendamos a leitura da seguinte ligação para uma explicação mais aprofundada da instalação passo a passo desta membrana de impermeabilização de piscinas:
Sistema de impermeabilização de piscinas com membrana polimérica
Os sistemas de membranas poliméricas oferecem um elevado desempenho, adaptam-se a qualquer tipo de piscina, não necessitam de obras, têm caraterísticas físico-químicas excepcionais, são geralmente reforçados, com multicamadas que asseguram proteção, elasticidade, impermeabilização e quase não necessitam de manutenção durante toda a sua vida útil, embora sejam particularmente sensíveis durante a instalação, devido ao número de sobreposições que exigem.

Em muitos casos, neste tipo de instalação, é necessário ter em conta a impermeabilização do exterior da piscina, para evitar o risco de bolhas de humidade do exterior para o interior, pelo que se recomenda sempre um tratamento preventivo prévio para reduzir esta possibilidade.
Existem cada vez mais modelos diferentes no mercado e é uma opção a considerar, especialmente para a renovação de piscinas, uma vez que é um processo rápido e seguro se instalado corretamente.
Produtos genéricos para a impermeabilização de piscinas
Para além dos sistemas indicados acima, que são compostos por uma série de produtos que formam o sistema final, existe uma série de produtos que ajudam na impermeabilização das piscinas, uma vez que temos o sistema e, mesmo assim, temos algumas fugas de água.
Encontramos produtos químicos especialmente formulados que vedam as fugas ou fugas de água nas piscinas e que podem ser aplicados independentemente do seu fabrico, quer sejam de betão, pintura com cloro, borracha, fibra de vidro, liner e que sejam compatíveis com os materiais utilizados para a limpeza da piscina, tais como PVC, ABS, cobre, aço. Estes produtos não deterioram o interior das piscinas e actuam em 24-48 horas.
Neste link para a nossa loja pode ver este tipo de produto: Ver produto
Aqui pode ver o vídeo do fabricante onde ele explica o processo de aplicação: