Os bordos das piscinas modernas têm, a nível estético e funcional, a mesma importância que o resto dos elementos que compõem a piscina. Por isso, se está a pensar em colocar uma no seu jardim ou renovar a que já tem, preste atenção. Na ParaTuReforma vamos dar-lhe uma série de boas ideias para o ajudar a fazer a escolha certa.
Modernas áreas de piscina
Antes de nos debruçarmos sobre os desenhos e os materiais de fabrico, gostaríamos de lhe explicar quais as caraterísticas que as coberturas de piscina modernas devem ter. Só assim poderão efetivamente cumprir a sua função:
- Superfície antiderrapante. Este é o aspeto mais importante de todos. Afinal de contas, o material estará em contacto permanente com a água, pelo que o risco de escorregar e cair é bastante elevado. Deve oferecer uma boa aderência, quer esteja descalço ou a usar chinelos ou outro calçado.
- Arestas arredondadas. Em caso de queda ou de erro de cálculo ao saltar para a piscina ou ao brincar na água, é possível apanhar um choque. Os danos são muito menores se o bordo é arredondado em vez de reto.
- Sem capacidade de absorção de calor. Se o material não tiver esta qualidade, queimará os pés quando for dar um mergulho. Não poderá sentar-se na borda e desfrutar do sol enquanto molha os pés.
- Capacidade de repelir a água. Esta caraterística está intimamente ligada ao carácter antiderrapante do material. No entanto, tem outra função: impede a proliferação de fungos. Além disso, aumenta a duração de vida da estrutura.
Tipos de desenhos e modelos
Os bordos das piscinas modernas, como qualquer outro elemento decorativo, estão sujeitos a várias tendências. Estas são as duas mais em voga atualmente:
- Minimalismo. A tendência decorativa que defende “menos é mais”, ou seja, a eliminação de todos os elementos que não são essenciais, espaços abertos e conforto. As cores brancas e a madeira são os protagonistas deste estilo.
- Rústico. Não podemos dizer que se trata de uma tendência, uma vez que está na moda há décadas. Baseia-se na utilização de azulejos em tons de castanho, amarelo e cobre combinados com o verde da natureza. A pedra também tem um lugar no seu interior.
No entanto, a envolvente da piscina é marcada por outros estilos. É o caso, por exemplo, do boho chic, que combina cores vivas e elementos étnicos para oferecer o máximo de conforto e calor. Ou o estilo naturalista.
De facto, as pérgolas de madeira tornaram-se elementos essenciais ao longo das margens destas zonas de banho. Debaixo delas, é possível criar uma zona de descanso para comer, dormir uma sesta ou ler. De um lado e do outro, há espreguiçadeiras e cadeiras para banhos de sol.

Tendências dos azulejos
O design da envolvente da piscina dependerá, em grande medida, do material utilizado para o seu fabrico. Neste sentido, as tendências mais actuais no mundo da decoração são definidas pela utilização de diferentes materiais.
Materiais usados e peças de imitação
Antes de mais, vamos explicar os materiais que definem estas tendências nos azulejos e nos revestimentos modernos para piscinas em geral:
- Pedras e rochas. Uma das opções capazes de proporcionar um ambiente mais rústico e acolhedor. Principalmente quando combinado com tábuas de madeira natural com tratamentos impermeabilizantes. Não há alternativa que transmita maior luxo e exclusividade. No entanto, são mais estéticas do que funcionais, pois caminhar sobre elas não é muito confortável.
- Gresite. Sem dúvida, o material mais utilizado atualmente e durante muitos anos. É económico, muito atrativo e pode ser utilizado numa grande variedade de desenhos. Neste sentido, uma boa opção é construir a borda da piscina com este material, que transmite uma sensação contínua e harmoniosa em termos estéticos.
- Cimento. A utilização de pavimentos é outra opção interessante na construção de envolventes de piscinas modernas. Transmite um aspeto mais industrial e minimalista, embora possa ser um pouco mais caro.
No entanto, há um material de que ainda não falámos. Estamos a referir-nos, evidentemente, ao grés porcelânico.

O grés porcelânico responde perfeitamente a todas as exigências dos ambientes modernos de piscina. Mas não é só isso, também é capaz de imitar na perfeição e esteticamente todos os materiais que já mencionámos.
Além disso, no grés porcelânico temos bordaduras de piscina que imitam a estética da madeira. É preciso ter em conta que este material, sendo 100% natural, tem uma série de desvantagens. Sobretudo, em termos de humidade e radiação ultravioleta dos raios solares, o que faz com que seja necessária muita manutenção para que não sofra.
Exemplos de piscinas modernas
Por exemplo, se adora o aspeto da madeira na cobertura da sua piscina, mas não quer fazer a manutenção que ela exige, não se preocupe. Pode comprar uma cobertura de piscina em grés porcelânico que imita a madeira e desfrutar do seu aspeto sem sofrer os seus inconvenientes. O mesmo se aplica à pedra e ao cimento.
Outro elemento de imitação que não pode faltar no seu jardim é a relva artificial. Não requer qualquer manutenção após a instalação e é praticamente impossível notar a diferença entre ela e a relva natural. É, sem dúvida, a superfície ideal para as crianças brincarem e pode fazer exercício ou simplesmente apanhar sol estendendo uma toalha sobre ela.
Esperamos que, depois de tudo o que acabámos de lhe dizer, tenha uma ideia muito mais clara do que são as coberturas modernas para piscinas e de como escolher as que lhe são recomendadas. Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar-nos através de qualquer um dos meios que disponibilizámos. Ajudá-lo-emos no que precisar e dar-lhe-emos um orçamento gratuito.