¡Suscríbete a nuestro blog!

Ideias para revestimentos de piscinas: do clássico ao moderno

A cobertura da piscina é tão importante do ponto de vista estético e funcional como o revestimento das paredes e do chão. Afinal, está à vista de todos e é preciso pisá-la para dar um mergulho refrescante. Como pode ter dúvidas sobre qual escolher, no ParaTuReforma preparámos um artigo em que lhe apresentamos algumas ideias muito interessantes. Não as perca.

Coroamento de piscina: o que é?

A cobertura de uma piscina é o elemento que separa a piscina, onde a água se acumula, da superfície circundante. A bordadura pode ser de pedra, de relva artificial ou de qualquer outro material.

Em termos mais simples, a coroa é a borda da piscina. Se pensarmos bem, faz sentido, pois rodeia a zona de natação. Tem também uma série de funções muito importantes:

  • Evita que a água que transborda da piscina se infiltre, por exemplo, quando se salta e não se utiliza a escada.
  • Encarrega-se de canalizar a água que transborda para os esgotos mais próximos ou, na sua falta, para os canais de transbordo. Isto depende do facto de se tratar ou não de uma piscina infinita.
  • Proporciona uma superfície segura para entrar na piscina. Isto deve-se principalmente ao facto de ser feito de materiais antiderrapantes que minimizam o risco de escorregar, quer esteja a usar sapatos ou não.

Evidentemente, para cumprir todas estas funções, é essencial que a bordadura da piscina apresente um certo número de caraterísticas. Em primeiro lugar, deve ser fabricado com materiais que repelem a humidade e oferecem uma boa aderência. A pedra natural, o cimento e o grés porcelânico são bons exemplos.

Mas o material também deve ser um mau condutor de calor. Não seria certamente agradável tirar os chinelos e descobrir que a borda está tão quente que queima os pés. Por outro lado, também deve ser altamente resistente à radiação ultravioleta do sol, uma vez que estará permanentemente exposto a ela.

CTA 7 - Construcción piscinas

Ideias para a cobertura da piscina

Estes são aspectos fundamentais aquando da renovação ou da construção de uma piscina. No entanto, não são os únicos. O material escolhido deve corresponder não só às suas expectativas em termos de funcionalidade, mas também em termos estéticos. A este respeito, há duas tendências a que deve estar atento.

Clássicos

As bordaduras de piscina de estilo clássico têm a virtude de nunca passarem de moda. Caracterizam-se geralmente por um revestimento interior em azulejo e bordos em pedra de cor clara. As escadas com corrimão de segurança também são comuns.

A madeira natural é outro material tradicionalmente utilizado no coroamento das piscinas clássicas. No entanto, tem vindo a ser gradualmente substituída por azulejos de imitação, que não apresentam as mesmas desvantagens em termos de durabilidade, custo e manutenção.

Revestimento interior em grés

Moderno

As bordas das piscinas modernas são quase sempre feitas de grés porcelânico. Mas porquê? Eis as vantagens:

  • São extremamente resistentes à ação da água e à radiação ultravioleta do sol.
  • Dispõem de tratamentos anti-derrapantes que garantem a aderência à superfície.
  • Não necessitam de qualquer manutenção.
  • São rápidos e fáceis de limpar.

No entanto, oferecem também grandes vantagens estéticas. A primeira é o facto de poderem ser encontrados numa grande variedade de formatos, sejam eles grandes, pequenos ou médios. Além disso, são capazes de imitar a aparência de qualquer outro material.

Este facto é muito importante, uma vez que as tendências mais modernas em matéria de coroamento de piscinas giram em torno do cimento, da pedra e da madeira. Além disso, o grés porcelânico é muito moldável, o que permite obter os rebordos infinitos e arredondados mais procurados atualmente.

Imitação de madeira

O contraste entre a cor da água da piscina e a madeira da coroa é espetacular. Não admira que esta seja uma das principais tendências das piscinas modernas de estilo minimalista ou nórdico.

Na ParaTuReforma dispomos de um amplo catálogo de bordaduras de bordadura para piscinas que imitam a madeira natural. Isto permitir-lhe-á seguir os cânones destes estilos sem sofrer as desvantagens típicas deste material. Existem aquelas que imitam o carvalho ou a nogueira, por exemplo.

Imitação de pedra

A pedra natural é um material muito interessante quando se trata de construir o coroamento de uma piscina. No entanto, tal como a madeira, tem alguns inconvenientes que deve ter em conta.

Por exemplo, o seu preço é bastante elevado, uma vez que as fontes de extração são limitadas. Além disso, conduz bem o calor e precisa de ser polido de vez em quando.

Felizmente, os mosaicos de porcelana para a envolvente da piscina que imitam a estética da pedra natural também resolvem estes problemas. Assim, se sonha em ver a sua piscina rodeada de mármore ou granito, tem uma grande oportunidade.

Imitação de pedra para revestimento de piscinas

Imitação de cimento

O cimento tornou-se um material estrela em muitos estilos decorativos diferentes. O melhor exemplo disso é o papel que desempenha na estética industrial. Por conseguinte, não é surpreendente que também seja uma escolha fantástica neste caso.

O problema é que também não é barato e a sua instalação é bastante complicada. Dois inconvenientes que os revestimentos de piscina em grés porcelânico também resolvem.

Em suma, escolher o revestimento de piscina adequado para o seu jardim é mais fácil do que parece, graças às numerosas opções oferecidas pelo grés porcelânico. De facto, uma vez que o material é claro, a única coisa em que terá de se concentrar é em decidir o seu estilo. Contacte a ParaTuReforma para o aconselharmos mais detalhadamente ou para obter um orçamento sem compromisso. Não espere mais!

CTA 7 - Construcción piscinas

Leave a Comment