Uma distribuição correta permite-nos usufruir de um espaço maior, mais eficiente e melhor aproveitado, por isso, se está a projetar a sua sala de estar, não perca as nossas dicas sobre como distribuir uma sala de estar quadrada.
Pavilhão de planta quadrada: como desenhar elementos estruturais

Os quartos quadrados são provavelmente os que têm mais alternativas de disposição, especialmente se tiverem um tamanho generoso.
Em todo o caso, qualquer que seja a sua forma, antes de proceder ao arranjo de um espaço, é necessário fazer um desenho da planta baixa, tirando as medidas correspondentes e marcando os elementos estruturais e fixos, tais como portas, janelas, pilares ou colunas, radiadores e aparelhos de ar condicionado, pontos de luz, tomadas de telefone e antena de televisão, ou seja, todos os elementos que não podem ser deslocados e que condicionarão o arranjo efectuado.
Não se preocupe, não precisa de ser um designer de interiores ou arquiteto para o fazer bem, pode desenhar um plano à mão livre à escala, seguindo os nossos conselhos:
- Para começar, só precisa de uma folha de papel normal, um lápis, uma borracha e uma régua.
- No primeiro esboço, não se preocupe muito com as proporções, pode corrigi-las mais tarde.
- Desenhe uma linha simples para as paredes, uma linha dupla para as janelas e deixe um espaço para as portas.
- Marcar as partes fixas acima referidas.
- Comece por medir cada secção de parede, janela, porta, etc. e marque-a na parte adequada do seu plano. Utilize um flexómetro de enrolar para tirar as medidas corretamente. Pode também utilizar um medidor a laser, perfeito para grandes espaços e para medir a altura do chão ao teto.
- Em seguida, utilize outra folha de papel para desenhar o plano à escala.
- Se estiver a pensar em como desenhar uma sala quadrada de tamanho generoso, pode utilizar a escala 1:50 do escalímetro, o que significa que desenhará o espaço 50 vezes mais pequeno, em que 1 metro real corresponde a 2 centímetros no papel.
- Assim que tiver transferido todas as medidas tiradas nos primeiros passos à mão livre para o papel numa balança, pode começar a distribuir os móveis até encontrar a solução ideal para as suas necessidades.
Quarto quadrado independente

Se tiver uma sala de estar quadrada separada, ou seja, uma sala que não tenha uma área de jantar integrada, pode dispor os assentos – sofás, poltronas e chaise lounges – de diferentes formas.
Sofás de frente

A disposição de dois sofás, frente a frente, é uma solução de distribuição perfeita para criar um espaço comunicativo e social, perpendicular a uma peça fixa que funcione como elemento focal, como uma lareira ou uma estante, para que consiga conceber um espaço amplo, com zonas de passagem livres, para que se possa deslocar facilmente entre as diferentes divisões.
Neste caso, também pode acrescentar algumas poltronas ao lado entre os dois sofás, para ter mais espaço para sentar.
Se tiver uma grande superfície, pode separar os sofás das paredes e acrescentar um móvel atrás do sofá, que servirá como elemento de separação e para guardar objectos e acessórios decorativos.
Sofá e poltronas

Se precisa de saber como organizar uma sala de estar quadrada à volta da televisão, pode acrescentar um sofá grande e um conjunto de poltronas perpendiculares a este, para que possa ver televisão confortavelmente a partir de qualquer lugar.
Esta solução também é perfeita se precisar de libertar um dos lados para acrescentar a área de refeições, no caso de ambas as divisões partilharem a mesma superfície.
Sofá de canto e chaise longue
Os sofás de canto ou os sofás com chaise longue incorporada são ideais para a distribuição de áreas de estar quadradas, uma vez que proporcionam uma grande capacidade de assento e conforto, pois podem ser reclinados de lado.
Note-se que a principal diferença entre um sofá de canto e um sofá com chaise longue está no encosto: enquanto o sofá de canto tem um encosto com almofadas em todo o seu perímetro, o sofá com chaise longue não tem um encosto na zona da chaise longue, uma vez que foi concebido para se poder esticar confortavelmente.
Ergonomia na sala de estar: medidas essenciais

Se quiser saber como distribuir uma sala de estar deve ter em conta algumas medidas essenciais e conceitos ergonómicos, tendo o sofá como principal elemento de referência:
- Os sofás de dois lugares medem normalmente entre 160 e 180 cm, os sofás de três lugares entre 190 e 230 cm e os sofás de quatro lugares a partir de 240 cm.
- Se escolher um sofá de 220 cm com apoios para os braços de 20 cm de largura, terá uma capacidade de 180 cm, enquanto outro modelo, também de 220 cm de largura, com apoios para os braços de 10 cm, terá uma capacidade real de 200 cm.
- Para se poder movimentar livremente, é preferível deixar uma distância de 40 cm entre o sofá e a mesa de café.
- Para escolher a mesa de centro mais adequada em proporção ao sofá, terá de subtrair 1 metro ao tamanho do sofá, ou seja, um sofá com 200 cm corresponde a uma mesa de centro com cerca de 100 cm.
- Quanto à altura da mesa de centro, certifique-se de que não excede a altura do assento do sofá, para que o espaço pareça maior e mais equilibrado.
- Se pretender adicionar mesas de apoio aos lados do sofá, terá de deixar uma distância de cerca de 15-20 cm entre os dois elementos, para que o espaço pareça organizado.
Dicas do Paratureforma sobre como conceber e organizar uma sala de estar quadrada

- Para desenhar o plano, pode escolher um papel milimétrico, como um guia perfeito para evitar cometer erros com as medidas.
- De Paratureforma recomendamos a utilização de certos elementos para separar visualmente as diferentes áreas que compõem a sala de estar, como tapetes em salas de estar com uma sala de jantar integrada ou dois tipos diferentes de pavimento, madeira, por um lado, e cerâmica ou porcelana, por outro, no caso de salas de estar abertas para a cozinha.
- Escolha o sofá ideal para a sua sala de estar de acordo com as suas necessidades: se não tiver divisões adicionais em sua casa e precisar de receber convidados ocasionalmente, poderá ter de escolher um sofá-cama, a solução ideal para ter uma cama extra em sua casa.
- Considere o tipo de estrutura do sofá antes de comprar o modelo final: os sofás pesados feitos de madeiras duras e resistentes, como o carvalho maciço, o ácer ou a bétula, darão um excelente resultado.
A forma da superfície da sua sala de estar determina a disposição dos diferentes elementos que a compõem. Tome nota das nossas soluções e desfrute de uma sala de estar moderna!