A decoração de salas de estar modernas com plantas é uma das soluções decorativas mais actuais para desfrutar de uma casa mais fresca, natural e moderna. Descubra quais as espécies de plantas mais adequadas para decorar o interior da sua sala de estar, consoante a luz e as condições específicas do espaço, para que possam crescer e sobreviver sem dificuldade.
Quer saber mais?
Vantagens da decoração de salas de estar modernas com plantas

Ao adicionar algumas plantas a um espaço principal, como a sala de estar, pode introduzir um toque de natureza no interior da sua casa, criar uma divisão mais decorativa e acolhedora e usufruir dos muitos benefícios que lhes estão associados.
Entre os principais benefícios da decoração de salas de estar modernas com plantas, destacamos a sua capacidade de purificar o ar do espaço ou ainda a sua grande utilidade na redução da sensação de stress que se pode gerar em determinadas alturas, entre muitas outras vantagens, como as que detalhamos de seguida.
- Ajudam-no a oxigenar o espaço e a purificar o ar, pois absorvem gases e fumos nocivos, entre outras partículas prejudiciais à saúde.
- São perfeitos para humidificar o ambiente, o que os torna a alternativa ideal em casas situadas em climas secos.
- Pode ser muito útil para atenuar o ruído proveniente do exterior.
- O seu salão ganhará em beleza e estética.
- O verde é uma cor relacionada com a serenidade e a tranquilidade, pelo que, ao introduzir algumas plantas naturais, poderá criar um espaço mais descontraído e confortável.
- O seu humor vai melhorar, pois está cientificamente provado que as plantas geram maior bem-estar em casa.
Embora um dos mitos mais difundidos seja o de que as plantas “roubam” o nosso oxigénio e libertam dióxido de carbono, especialmente à noite, deve saber que a quantidade de oxigénio que consomem para viver é tão pequena que não representa qualquer risco para a saúde. Por isso, não hesite nem um pouco e junte-se à tendência verde!
Escolher as plantas certas: cuidados e dicas

Em função das condições atmosféricas e do tipo de luz da sua sala de estar, é aconselhável escolher um tipo de planta ou outro:
Salas de estar frescas, mas escuras

Se a sua sala de estar não tem muita luz natural e está virada a norte ou não tem aquecimento, deve escolher plantas que resistam a estas condições, como o feto, uma espécie que consegue sobreviver com pouca luz, embora deva tentar mantê-la sempre húmida. Ou a aspidistra, uma planta com folhas verdes deslumbrantes que sobrevive lindamente com pouca luz.
Salas de estar escuras e quentes

Se a sua sala de estar também não tem muita luz natural, mas o ambiente é mais quente, quer porque tem aquecimento, quer devido às condições atmosféricas da zona onde vive, com uma temperatura média de 20 °C ou mais, pode optar por plantas como as seguintes:
- Kentia. Esta é uma das palmeiras mais populares e elegantes, perfeita para decorar qualquer canto da sala de estar. Coloque-a num local com sombra, longe da luz solar direta, e pulverize as suas folhas com água de vez em quando, tanto no verão como no inverno.
- Alocasia. Também conhecida como Marquesa ou Orelha de Elefante, é uma das plantas mais em voga nos últimos anos. Se a colocar à sombra, evitará a descoloração das suas espectaculares folhas grandes e verdes. Como precisa de muita humidade ambiente, recomendamos que pulverize as suas folhas com água, especialmente durante os meses de verão. Rega frequentemente, desde que o solo não esteja molhado, pois pode apodrecer.
- Tronco brasileiro. Uma planta espetacular e perfeita para acrescentar às salas de estar modernas com pouca luz e muita humidade.
Quartos frescos e luz direta

Por um lado, o cróton é uma planta de casa ideal para este tipo de ambiente. Tem geralmente cerca de 60 centímetros de altura, embora se encontrar o seu lugar ideal possa atingir os 90 centímetros.
Gosta de luz e precisa de um pouco de humidade, por isso, se vir que o solo está seco, é altura de o regar!
Por outro lado, as crassulas ou plantas suculentas são uma forma maravilhosa de decorar qualquer sala de estar, seja qual for o seu estilo. São muito fáceis de cuidar, pelo que são perfeitas tanto para os amantes de plantas como para aqueles que não têm uma boa mão. Não precisam de muita água, pois são capazes de absorver a humidade do ambiente, pelo que não devem ser regadas com muita frequência. Embora necessitem de muita luz, não as coloque sob a luz direta do sol.
Salas de estar quentes com iluminação indireta

Para decorar salas de estar modernas com plantas em salas quentes com iluminação indireta pode escolher uma das seguintes espécies:
- Ficus. Precisa de luz e adapta-se a todos os tipos de ambientes. As plantas de Ficus toleram bem a humidade ambiente, embora seja preferível pulverizá-la diariamente, sobretudo nos meses mais quentes do ano, exceto quando o termómetro não atinge os 15 °C. No verão, não é necessário regar mais do que duas vezes por semana e, no inverno, só deve ser regada de dez em dez dias.
- Dracaena. Regue-a apenas quando vir que o solo está seco, embora seja preferível regar as suas folhas regularmente.
- Spathiphyllum. Embora necessite de muita luz, tenha cuidado para não a deixar incidir diretamente sobre ela, pois isso pode queimar as suas folhas. Um facto curioso: é uma das poucas plantas de interior que floresce durante todo o ano.
Quartos quentes com luz direta

Quando a temperatura não desce abaixo dos 18 °C e há muita luz solar, pode optar por uma mandioca, uma planta fácil de manter, perfeita para salas de estar com luz direta, que não deve ser regada em excesso para evitar que as raízes apodreçam; ou qualquer tipo de cato, que suporta sem problemas temperaturas elevadas e ambientes quentes. Encontrará mini cactos, ideais para criar naturezas mortas originais, ou espécies grandes que decorarão com estilo qualquer canto da sua sala de estar.
Ideias para criar pequenas composições de plantas para a sala de estar

Para além das espécies maiores e mais volumosas, pode decorar as salas de estar modernas com plantas e pequenas composições ou naturezas mortas que serão perfeitas para vestir a mesa de centro, uma peça auxiliar ou decorar o buffet da sua sala de estar. Descubra!
- Natureza morta de plantas suculentas e mini cactos. Esta é uma das composições mais encantadoras, ideal para uma área pequena. Escolha espécies diferentes, tanto de crassulas como de cactos, e transfira-as para pequenos vasos. Se preferir criar uma natureza-morta uniforme, escolha o mesmo tipo de vaso, mas se quiser criar um jogo de contrastes mais original, experimente vasos de materiais, formas e cores diferentes.
- Composições de plantas de diferentes tamanhos. Se tiver um canto dedicado exclusivamente às plantas, pode criar uma natureza-morta impressionante com plantas de diferentes tamanhos. Pode escolher um tipo de pavimento que marque o limite da composição de um lado e acrescentar uma planta de tamanho médio sobre uma mesa e algumas espécies mais pequenas que pode dispor de trás para a frente, da maior para a mais pequena. O resultado será espetacular.
- Plantas suspensas. São também uma opção perfeita para criar uma natureza-morta muito original e na moda! Coloque algumas plantas suspensas, como fetos, ninho de pássaro, Peperomia, poto de prata ou Tradescantia, se quiser dar um toque de cor à composição.
5 dicas Paratureforma para decorar salas de estar modernas com plantas

- Antes de comprar qualquer tipo de planta, certifique-se de que é adequada às condições da sua sala de estar.
- Se não tem muita experiência no tratamento de plantas, tente começar com plantas que necessitem de uma manutenção simples. Com o tempo, aprenderá e será capaz de lidar com plantas mais complicadas.
- Cuidado com as plantas grandes com muita folhagem; se forem excessivas e a sua sala de estar não for muito grande, farão com que o espaço pareça mais pequeno.
- Lembre-se de que as plantas crescem, pelo que terá de adaptar o vaso ao tamanho que elas crescem ao longo do tempo.
- Geralmente, as plantas de exterior não conseguem sobreviver no interior, por isso, se houver uma espécie de que gosta muito, mas que só serve para o exterior, deite-a fora.
Mesmo que não tenha um jardim ou um terraço em casa, não desista de decorar as salas de estar modernas com plantas, desfrutará de um espaço verde na sua sala de estar de uma forma simples e muito eficaz.